quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Quantas cores vemos?


Já sabemos que a cor é uma sensação resultante da interpretação que os nossos olhos e cérebro fazem da luz.  No entanto os nossos olhos só conseguem ver a radiação com um comprimento de onda de 380 nanômetros a 700 nanômetros.

Sir Issac Newton enumerou as cores espectrais puras que vemos na luz, como vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.
Em 1790, o pesquisador Thomas Young disse que o olho humano vê apenas três cores - vermelho, azul e amarelo, e que as restantes cores eram apenas uma combinação destas cores primárias.
Em 1878, Ewald Hering propôs uma teoria de quatro tons exclusivos de vermelho, verde, amarelo e azul, que, quando misturados com branco ou preto, representariam todas as cores possíveis que o ser humano pode processar.

Até hoje Ainda ninguém sabe exatamente quantas cores o olho humano pode ver. Experimentos científicos têm mostrado que os seres humanos podem distinguir diferenças muito subtis na cor, e as estimativas do número de cores que podemos ver chegam aos 10 milhões.

2 comentários: