terça-feira, 12 de outubro de 2010

Porque é que o céu não é verde ou vermelho?






O céu assume cores diferentes dependendo da hora. Se for dia, exibe uma cor azul, ao fim da tarde um tom avermelhado e à noite, escuro.

A luz é uma forma de energia que atravessa o espaço como uma onda.
O tamanho da onda descrita por essa forma de energia determina justamente a sua cor. As ondas menores são azuis, as ondas mais compridas são vermelhas.

A luz solar é branca justamente por ser formada por ondas de diferentes tamanhos. Com a ajuda de um prisma, conseguimos ver os raios coloridos que a formam.

Quando a luz solar chega à Terra, encontra um obstáculo: a atmosfera, ou seja, a grande massa de ar que envolve o planeta. Ao se deparar com as moléculas de ar, as ondas de diferentes tamanhos (e cores) começam a dispersar. As ondas de menor comprimento espalham-se com mais facilidade dando o tom azulado ao céu.

Este mecanismo também explica as variações de cor no céu. Além das moléculas de ar, estão em suspensão, na atmosfera, partículas de poeira. Quando estas partículas são menores que as ondas, provocam ainda uma maior dispersão da luz. As ondas de cor azul dispersam-se tanto, que acabam por se diluir, permitindo que possamos ver ondas mais compridas como as vermelhas e as amarelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário