segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Mas afinal... a água tem cor?

Ao pesquisar sobre fenónemos de cor encontrei o seguinte texto  que me cativou e levou a tentar saber mais sobre o assunto.
"Na escola sempre nos ensinaram que a água é incolor, inodora e insípida. As duas últimas qualidades estão certas, a água é pura e destilada, mas a primeira é simplesmente incorreta. Este erro vem sendo repetido de geração em geração, e todos, absolutamente todos os livros se equivocam neste ponto. A água não é incolor ela é azul e transparente.

O que acontece é que a cor da água é tão tênue que em pequenas quantidades não é possível observar. Mas em grandes volumes podemos ver esta sua coloração. E a explicação não é muito complexa.

A cor da água é devida à
absorção seletiva da luz. Quando a luz atravessa a água, ela absorve o espectro eletromagnético das radiações correspondentes à luz vermelha, e portanto, a luz que acaba atravessando tem tons de azul (que é a cor complementar do vermelho). Por isso, quanto maior o volume de água, maior é a absorção, e mais azul pode ser visto.

Se enchêssemos de água límpida uma piscina perfeitamente branca, numa casa branca, iluminada com luz branca, a cor da água seria azul turquesa. Muito suave, mas azul.

Assim, outro mito que cai é de que o oceano é azul por que reflete a cor do céu. Em realidade, se fosse assim, a cor do oceano seria mais clara em dias ensolarados, e quase branca em dias nublados. Está claro que podemos ver como a superfície do mar reflete o céu, mas esta não é a causa principal de sua cor."

Como disse em cima este texto foi retirado de um site sobre cor, com o seguinte endereço: 
http://www.webexhibits.org/. Quem tiver curiosidade pode aqui aprofundar o assunto. Garanto-vos que vale a pena.

Devido à complexidade do tema e por ainda estarmos no ínicio da nossa disciplina o que pretendi foi únicamente levantar a questão, pois a explicação ainda é muito complexa para mim. No entanto ficou a curiosidade e com tempo irei voltar ao assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário