quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Gerir a cor no Photoshop


Sendo um assunto muito complexo deixo um "lamiré" sobre um exemplo de configuração deste quadro.
Assim, no menu/edit/color settings  selecionamos um espaço de cor RGB.
O espaço de trabalho RGB ideal é aquele que abrange a maioria das cores reproduzíveis pelo monitor e pela impressora. Nalguns casos, o ADOBE RGB (1998) pode ser uma boa escolha, no entanto não se esqueçam de que em última análise temos sempre de ter em conta a finalidade do nosso trabalho, assim como outros factores como o suporte no caso de impressão etc. Estes factores determinam o espaço de cor que escolhemos. Também o hardware condiciona este factor. Por exemplo para material destinado à web o ideal será o SRGB, que é o principal espaço também da maior parte das máquinas fotográficas digitais.
No " Color Management Policies", escolham  “Preserve Embedded Profiles".
Depois, activem todas as caixas de diálogo "Profile Mismatches" e "Missing Profiles". Desta forma, asseguram que as cores das imagens abertas serão as correctas, evitando conversões desnecessárias.
Não alterem a predefinição de "Conversion options". Podem utilizar a definição "Perceptual" ou "Relative Colometric Render Intent" para imprimir fotografias. A opcção "Balck Point Compensation", ou Compensação de Ponto Preto, garante que as sombras não ficam esbatidas ou desbotadas após uma conversão do espaço de cor. A opção "Dither" garante que as gradações de cor são correctas.
Muito há a dizer sobre este assunto e dava um Blog só a ele dedicado mas ficam aqui algumas bases. Até amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário