terça-feira, 30 de novembro de 2010

Focar com a máquina fotográfica


Para focarmos uma imagem temos que afastar ou aproximar a objectiva do sensor digital. Este movimento acontece na objectiva, na qual se encontra o anel de foco, que afasta ou aproxima as lentes do sensor e que regista a imagem. Quanto maior for a distância a que se encontra o assunto, menor será o deslocamento das lentes para que os raios de luz formem uma imagem nítida no plano focal. Num próximo post, voltarei a este tema com um abordagem mais detalhada.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

O cérebro, a luz e a cor...


A percepção de luz que acontece no nosso cérebro, acontece graças à reflexão ou transmissão de luz.Qualquer fonte de luz, emana raios para todos os lados, sempre em linha recta e divergente. Estes raios vão de encontro aos objectos que os absorvem ou reflectem. O restante chega aos nosso olhos estimulando o nervo óptico, estimulo este que é depois descodificado pelo cérebro, dando-nos a sensação de volume, forma e cor.
Os estudos de anatomia de Leonardo da Vinci, no séc XIV com ênfase no cérebro e nos nervos tentaram explicar uma série de fenónemos a nível da mente mas ainda longe das conclusões cientifícas que hoje sabemos.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Porque vemos cores nos CDS?


Para dispersar a luz de uma fonte luminosa em cores componentes podemos usar um prisma, mas, uma rede de difração é a escolha mais adequada. Este dispositivo óptico consiste numa superfície com um grande número de ranhuras muito estreitas e comprimidas umas nas outras. Um CD comum pode servir com uma rede de difração. Estas ranhuras, onde estão codificados os sons, são ora muito estreitas ou comprimidas, como as ranhuras da rede de difração. É exatamente por isso que o CD apresenta cores tão vívidas quando reflete a luz em certos ângulos.
Podemos usar o CD para dispersar a luz proveniente de diversas fontes e observar diferentes tipos do espectro. A fonte mais natural é a luz solar, que se dispersa nas cores visíveis, as cores do arco-íris.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Porque nem todos temos olhos verdes?


A cor dos olhos é uma característica genética e é determinada pelo tipo e quantidade de pigmentos na íris do olho. Os humanos e os animais tem muitas variações na cor dos olhos. Nos humanos, estas variações são atribuídas a diversas percentagens de melanina, produzida pela íris. A cor manifestada é o resultado da combinação entre os genes herdados pelos pais. A maior quantidade dos genes por parte de um ou de outro detreminará a cor final.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

O que permite ao ser humano ver o mundo em 3D?


No olho, a luz atravessa a córnea, o humor aquoso, o cristalino e dirige-se para a retina, que funciona como o sensor da máquina digital, em posição invertida. A imagem formada na retina também é invertida. O nervo óptico transmite o impulso nervoso provocado pelos raios luminosos ao cérebro, que o interpreta e nos permite ver os objectos nas posições em que realmente se encontram. O cérebro reúne os impulsos nervosos provenientes dos dois olhos. O facto destes dois impulsos serem diferentes, permite-nos ver em relevo e profundidade. Só com um olho apenas teríamos a noção dos objectos em duas dimensões.
Proximamente, abordarei a questão 3D e as novas tecnologias, como o cinema e recentes televisores.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Ainda sobre o branco...


A luz branca é formada pelos raios azuis, verdes e vermelhos. Estas cores são designadas como cores básicas. Se um objecto é branco (sensação que nos é transmitida), é porque a sua característica permite reflectir ou transmitir toda a luz, o que não acontece com os objectos coloridos. Por exemplo uma folha de uma àrvore absorve o azul e o vermelho, reflectindo só o verde, que é captado pela nossa visão. Os objectos negros são aqueles que, quando iluminados não reflectem ou transmitem nenhuma luz.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A fibra óptica é feita de luz?


Esta semana foi instalado no prédio onde habito, um sistema que torna o prédio "preparado para fibra óptica". Mas afinal do que se trata?
A tecnologia da fibra óptica, consiste essencialmente num frágil fio  de vidro revestido por uma protecção. Permite em teoria o fluxo de grandes quantidades de informação e velocidades elevadas . Tem a vantagem de não sofrer de interferências electromagnéticas, sendo o facto da sua reduzida dimensão, também uma vantagem.A fibra óptica carrega informação sob a forma de luz. A comunicação com luz dá à fibra óptica capacidade para transportar milhares vezes mais informação do que transporta o cobre, que usa electricidade para transportar os sinais. Dois fios de fibra podem, segundo consta transportar mais informação do que um feixe de fios de cobre com 10 centímetros de diametro.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

2 simples questões


Um dia destes, enquanto relembrava a matéria já dada e ao ler informação vária que entretanto recolhi para estudar, deparei com uma serie de questões a fim de testar os meus conhecimentos. Proponho responderem a estas duas questões, que apesar de parecerem elementares convém que estejam perfeitamente esclarecidas:
1. Uma única cor corresponde a uma única frequência luminosa?
2. Uma frequência luminosa corresponde a uma única cor?

R1 - Não. As cores podem resultar da reflexão de vários comprimentos de onda.
R2 - Sim. Cada frequência corresponde a uma única cor.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Porque são os fogos de artificio tão coloridos?


As várias cores presentes nos fogos de artifício resultam da emissão de fotões de frequência muito específica por parte dos átomos de metais presentes na sua composição. Estes átomos reagem devido à energia das explosões. e é Quando os átomos voltam ao seu estado fundamental ocorre a emissão de luz colorida.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Porquê usar roupas pretas no inverno?


De facto é uma tendência, quando chega o Outono, Inverno, começamos a usar roupas mais escuras, maioritariamente em tons de castanho, cinza ou preto. Mas será apenas por uma questão de tendência ditada pela moda? Bem, o facto é que a cor preta é a ausência de luz, ou seja, ela absorve todas as cores e não reflete nenhuma. Desta forma, o preto absorve grande quantidade de energia, e uma das formas mais fáceis de dissipar energia é transformando-a em calor. Portanto, ao usar  roupa preta, esta teoricamente fornece mais calor deixando-nos uma sensação de mais conforto.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Ainda faz sentido escolher a cor do carro?


Visto que os raios de luz incidentes no objecto são provenientes de uma fonte de luz, esta possui diversas cores que a compõe, ou seja, os raios incidentes possuem todas as cores que possamos imaginar. Acontece que cada objecto reage de uma maneira diferente a estes raios de luz, de forma a receber a maioria das cores e refletir uma única cor (sensação transmitida pelo cérebro). Esta cor não absorvida é a cor que vemos o objecto!
Isto quer dizer que quando vemos um carro verde, o mesmo absorveu todas as cores e refletiu a tonalidade verde do carro, por isso vemos apenas a cor verde e dizemos que este veículo possui esta coloração.
Como nos foi dito em aula, "os objectos não tem cor", mas a luz que neles incide é fundamental para a nossa percepção (sensação) de cor e é com base nessa percepção que fazemos muitas das nossas escolhas estéticamente falando.

domingo, 14 de novembro de 2010

Mais sobre bastonetes e cones

 
O olho humano sente o espectro de cores usando uma combinação da informação vinda das células localizadas no olho, chamadas de cones e bastonetes. Os bastonetes são mais adaptados a situações de pouca luz, responsáveis pela detecção da intensidade da luz. Os cones, por outro lado, funcionam  melhor com intensidades maiores de luz e são capazes de diferenciar  as cores. Existem três tipos de cones nos nossos olhos, cada um especializado em comprimentos de luz curtos (S), médios (M) ou longos (L). O conjunto de sinais possíveis dos três tipos de cones define a gama de cores que conseguimos ver.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Porque não devemos olhar para o sol?


O olho é formado por inúmeras terminações nervosas sensíveis à luz. O sol tem uma intensidade de luz muito superior ao que os nossos olhos estão habilitados para suportar. Além disso, os raios ultravioletas presentes na luz solar podem lesar os olhos. A proteção dos olhos pode ser feita por óculos de boa qualidade, que deve oferecer proteção de 99 a 100% de luz UVA e B e 75 a 95% a luz universal.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Bastonete é um ET? É para comprar? É bicho?


Nada disso. Para vermos e distinguirmos objectos e formas claramente, precisamos de luz. Nos nossos olhos existem umas células chamadas bastonetes, responsáveis pela percepção do contraste em termos de intensidades (mais claro ou mais escuro), os cones por seu lado permitem que vejamos cor. O olho humano, tem a capaciade de se adaptar a vários ambientes, mesmo aqueles muito fracos em termos de luminosidade. Por outro lado ao ao sermos confrontados com um ambiente escuro depois de estarmos expostos a luz intensa, os bastonetes demoram um certo tempo para captarem a fraca luz. O efeito de "cegueira" é contudo temporário e normalmente passado uns minutos o nosso olho está perfeitamente adaptado.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Calculadora de cor



Hoje, mostro-vos um interessante link, que nos permite calcular uma determinada cor, apresentado-nos o seu respectivo valor hexagesimal, por canal RGB (red, green e blue) e por HSV (hue, saturation e value). Ao modificar-mos os parametros destes campos, vêmos "ao vivo" que cor estamos a criar. Testem que vale a pena.
Até à próxima.



http://www.drpeterjones.com/colorcalc/

segunda-feira, 8 de novembro de 2010


Os egípcios adoravam usar a cor como meio de expressão artistica.
Aparentemente  dominavam muito bem a arte de criar pigmentos duráveis, que ressaltavam as cores de maneira única para a época.
Os pigmentos utilizados serviam não só para criar obras de arte,  mas também maquilhagem, que segundo acreditavam, tinha poder medicinal.Foi durante este período que surgiram os primeiros pigmentos sintéticos, embora algumas das primeiras cores egípcias fossem derivadas de solo natural. O que hoje é conhecido como Azul do Egipto era composto de óxido de cálcio, sílica, resíduos de soda e óxidos de cobre. Era preparado pela calcinação de uma mistura de areia, soda e cobre. As cores naturais incluíam ocres vermelho e amarelo, calcário amarelo, ouro em folha, carvão, e gesso natural. Utilizavam e empregavam goma arábica, clara e gema de ovos, gelatina e cera de abelha tratada.

domingo, 7 de novembro de 2010

A arte de colorir


Desenhar, pintar, colorir são formas de expressão, de comunicação naturais do ser humano. Com o tempo o homem percebeu que podia extrair os pigmentos da natureza e utilizá-los sob forma de tinta misturando resina das árvores, com a clara e a gema dos ovos e diferentes tipos de óleo para conservar, transportar e fixar as cores. Pintou sobre a pedra, as peles dos animais, na madeira e desenvolveu suportes próprios para a pintura.
As técnicas de pintura desenvolveram-se, industrializaram-se e a tecnologia criou os pigmentos sintéticos. Cores "artificiais", feitas em laboratório, mas tão intensas e belas como as cores naturais que tentam imitar. Os corantes também são pigmentos.
Esta mistura de pigmentos altera a quantidade de luz absorvida e reflectida pelos objectos. O pigmento branco não absorve, mas reflecte todas as cores.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

De que cor são as estrelas?



A cor de uma estrela é determinada pela temperatura de cor da sua superfície.
As estrelas não muito quentes (cerca de 3000 Kelvin) parecem-nos avermelhadas.
O Sol possui uma temperatura de cor (não confundir com calor ou frio) em torno dos 6000 graus Kelvin e as mais "quentes" (em termos de cor) são brancas ou azuis porque a sua temperatura fica acima dos 9000 Kelvin.
Uma estrela emite energia em todos os comprimentos de onda, mas não com a mesma intensidade. Existe um pico para cada temperatura, uma quantidade de energia que vai determinar a cor predominante da estrela.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

As cores queimam?

Algumas cores transmitem a sensação de calor e outras a sensação de frio.

Azuis, verdes e roxos são designados como cores frias, porque normalmente transmitem a sensação de tranquilidade e recolhimento. São cores associadas por norma à época do inverno, à àgua.

Por outro lado o amarelo, o vermelho e o laranja, são consideradas cores quentes, vibrantes. São cores associadas à época do verão, ao calor, à energia.

Tem tudo a ver com as sensações que nos são transmitidas e interpretadas pelo nosso cérebro.
Contudo o termo frio e quente, não significa, aqui, que as cores gelem as mãos ou nos escaldem, são simplesmente termos usados e relacionados com os nossos sentidos.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Curiosidade histórica


Leonardo da Vinci reuniu anotações para dois livros distintos e os seus escritos foram posteriormente reunidos num só livro intitulado “Tratado da pintura e da paisagem“. Da Vinci afirmou que a cor não era uma propriedade dos objectos, mas da luz.

Escusado será dizer, que nesta altura estas afirmações causaram grande polémica, pois era difícil perceber que os objectos não tinham cor.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

O preto e o branco são cores?


Apesar de serem necessários para compor toda a gama de cores, o preto, e o branco não são considerados cores, propriamente. O branco representa a capacidade de refletir todas as cores, ao passo que o preto absorve todas as cores. Já o cinza reflete-as parcialmente. Por essa razão, são chamadas cores neutras, mas, na verdade, representam valores tonais. Uma escala com variações tonais entre o branco e o preto, ou seja, com tons de cinza, recebe o nome de “Escala Acromática."

Posteriormente voltarei a este tema com mais profundidade.