segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016



Olá  a todos,

Orientado pelas sugestões do professor José Carvalho mostra-se a evolução do trabalho gráfico acerca da peça concebida para funcionar como um cartaz.

Alguns aspectos conceptuais:

A fotografia constante na peça aqui representada é a eleita por entre muitas dezenas de registos efectuados em diversas circunstâncias com parâmetros técnicos diversificados. (ver posts anteriores)

Em primeiro plano: um conjunto de maças compradas e deixadas à mercê da passagem do tempo (durante cerca de 4 semanas) sem serem colocadas em refrigeração ou com qualquer proteção.

Em destaque: uma maça selecionada e comprada de entre as melhores ou pelo menos mais vistosas constante na seção de fruta de uma grande superfície.

Assim que os sinais de deterioração começaram a ser notórios foram fotografadas múltiplas vezes.

Foi construído um cenário que inclui escadas, passerelle, fundo e chão.

O tom vermelho presente na escadaria e na base que assenta à tipografia tem a pretensão de evocar o pecado como metáfora à conhecida lenda de Adão mas relaciona agora o ato para a gula ou mais concretamente para mal que fazemos a nós mesmos ao comprar e consumir esta " falsa fruta" (entenda-se fruta adulterada produtos e químicos para a tornar bela e apetecível).

A magnifica e "falsa"maça ocupa o pódio. É apesar de tudo, o centro das atenções. Uma triste e constatável realidade para a qual a frase " artificial food looks always perfect" tenta alertar.

O logo final conclui a leitura da peça.

O fundo faz alusão ao tom natural do céu azul (pretensa de ser ou passar por natural) e conduz o olhar (pelas várias  tonalidades) para a maça que se destaca.

Foi criado um mini-estúdio em casa para registar o plano pretendido.

Foram criadas e testadas múltiplos ambientes de luz para o efeito desejado.

Pequenos ajustes foram realizados por edição na fase de pós produção para compor todos os elementos presentes na peça.

Bem hajam.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016






Olá a todos,
Este tempo tem servido para testar variantes do conceito original. Aqui se mostram alguns desses experimentos gráficos e variantes.
Bem hajam