segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016
Olá a todos,
Orientado pelas sugestões do professor José Carvalho mostra-se a evolução do trabalho gráfico acerca da peça concebida para funcionar como um cartaz.
Alguns aspectos conceptuais:
A fotografia constante na peça aqui representada é a eleita por entre muitas dezenas de registos efectuados em diversas circunstâncias com parâmetros técnicos diversificados. (ver posts anteriores)
Em primeiro plano: um conjunto de maças compradas e deixadas à mercê da passagem do tempo (durante cerca de 4 semanas) sem serem colocadas em refrigeração ou com qualquer proteção.
Em destaque: uma maça selecionada e comprada de entre as melhores ou pelo menos mais vistosas constante na seção de fruta de uma grande superfície.
Assim que os sinais de deterioração começaram a ser notórios foram fotografadas múltiplas vezes.
Foi construído um cenário que inclui escadas, passerelle, fundo e chão.
O tom vermelho presente na escadaria e na base que assenta à tipografia tem a pretensão de evocar o pecado como metáfora à conhecida lenda de Adão mas relaciona agora o ato para a gula ou mais concretamente para mal que fazemos a nós mesmos ao comprar e consumir esta " falsa fruta" (entenda-se fruta adulterada produtos e químicos para a tornar bela e apetecível).
A magnifica e "falsa"maça ocupa o pódio. É apesar de tudo, o centro das atenções. Uma triste e constatável realidade para a qual a frase " artificial food looks always perfect" tenta alertar.
O logo final conclui a leitura da peça.
O fundo faz alusão ao tom natural do céu azul (pretensa de ser ou passar por natural) e conduz o olhar (pelas várias tonalidades) para a maça que se destaca.
Foi criado um mini-estúdio em casa para registar o plano pretendido.
Foram criadas e testadas múltiplos ambientes de luz para o efeito desejado.
Pequenos ajustes foram realizados por edição na fase de pós produção para compor todos os elementos presentes na peça.
Bem hajam.
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