segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

XYZ


Relembro-vos da forma funcional do sistema XYZ. Este é um sistema de cores primárias da CIE. Trata-se de um sistema aditivo sendo que as três primárias que descreve são primárias virtuais.
Este sistema foi alaborado por forma a não utilizar valores negativos. Estes padrões não correspondem a estímulos reais de cor, ou seja, não são cores visíveis. O "Y" representa o valor de luminância que pode variar entre 0 e 100, sendo o valor "X" e do "Z" valores cromáticos baseados em estudos cientificos e não em cores reais. Este é também um espaço de cor independente do aparelho, o que quer dizer que não está condicionado pelo hardware das máquinas. 

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Ajustar cores no monitor


Hoje em dia, é possível encontrar instrumentos acessíveis e de qualidade como colorímetros ou espectrofotómetros.  Adquirir um destes equipamentos será fundamental se quiser controlar e gerir a cor de forma correcta e preciza. Não tentem criar o perfil nem fazer a calibragem a olho nu, porque o olho humano não tem precisão suficiente, nem produz os mesmos resultados repetidamente. O recurso a uma solução que utiliza um dispositivo faz as duas coisas – a calibragem e a criação do perfil. A calibragem assegura que o monitor funciona num estado óptimo, estável e repetível. A criação de um perfil produz uma descrição da capacidade actual de reprodução de cor do seu monitor. Uma vez que os monitores sofrem alterações com o tempo, o perfil deverá ser recriado regularmente – no mínimo, uma vez por mês. Espero ter ajudado.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

"Web safe colors", o que são?


Os computadores modernos são capazes de mostrar milhares ou mesmo milhões de cores simultaneamente. Contudo, até meados dos anos 90 muitos sistemas apenas conseguiam apresentar 256 cores diferentes de cada vez, o que obrigava os browers de internet a  trabalharem com uma paleta fixa que continha apenas estas 256 cores. Dessas 256 cores, o Windows e reservava cerca de 20 cores para desenhar as suas interfaces gráficas.Assim, de um total de 256 cores possíveis, apenas 216 podiam ser escolhidas livremente com a garantia de poderem ser apresentadas. Estas 216 cores receberam o nome de cores seguras da Web. A forma encontrada para limitar as consequências resultantes da utilização de uma paleta com apenas 216 cores consiste em usar apenas cores cujos códigos hexadecimais usam apenas certas combinações dos números. Até à próxima. 

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Ainda sobre a referência de cores


Branco: #FFFFFF - Presença de todas as cores,
Preto: #000000 - Ausência de todas as cores; Vermelho: #FF0000 - intensidade máxima (255) de vermelho e 0 das outras cores; Verde: #00FF00 - intensidade máxima de verde e 0 das outras cores; Azul = #0000FF - intensidade máxima (255) de azul e 0 das outras cores; Amarelo = #FFFF00 - intensidade máxima (255) de vermelho e verde e 0 da cor azul.
Saliento que preto é a ausência de cores e branco é a presença de todas elas, quando o valor é o mínimo (zero) para as três cores, obtém-se a cor preta (0, 0, 0).
Quando se tem o valor máximo (255 ou FF) para todos, obtém-se a cor branca (em base 10: 255, 255, 255 e, em base16: FFFFFF).

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Algumas considerações sobre a representação das cores


RGB é a sigla para Red, Green, Blue (Vermelho, Verde, Azul), que gera o padrão de cores pelo qual os monitores e outros dispositivos que produzem luz, obtém cores com brilho.A codificação das cores está baseada na mistura cromática. Ou seja, certas quantidades dessas 3 cores são misturadas para se obter uma determinada cor.
O valor de cada componente (R, G e B) deve ser um número inteiro que pode variar entre 0 e 255, gerando um código numérico.
Convencionou-se utilizar a representação hexadecimal das tonalidades de cada cor. De salientar a importancia de preceder os números hexadecimais pelo cardinal (
#).

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Perceber a cor...


Os comprimentos de onda vermelho, verde e azul constituem a base para todas as cores da natureza, portanto são chamados de cores primárias.Todas as outras cores do espectro são criadas pela combinação de diferentes quantidades desses 3 comprimentos.Por exemplo se as 3 primárias estão presentes na mistura, na mesma proporção, obtém-se a cor branca. Estas 3 cores misturadas entre si, ou duas a duas, em proporções diferentes ou iguais, vão resultar em todas as cores possíveis. É importante lembrar que as cores correspondem a comprimentos de onda da luz. Tintas não se comportam exatamente desse modo, pois os pigmentos que as formam não são perfeitos, então a mistura delas só pode chegar a resultados apróximados mas não iguais. Este é um factor que nós designers devemos estar cientes de forma a palicá-lo nas artes gráficas com sabedoria. Até à próxima.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Vamos lá controlar as cores!


Bom dia, hoje vou falar-vos do colorímetro e para que serve. A cor está presente em todos os aspectos da vida, apesar de frequentemente e pela banalidade não lhe damos a devida importância. Por ser algo subjectivo, não há uma escala física para medi-la. Desse modo, cada pessoa a interpreta à sua maneira o que vê em termos cromáticos. A sua percepção pelo é influenciada por factores como idade, sensibilidade ocular, humor, fontes de luz, tamanho, textura e experiências individuais. O conhecimento da cor e o seu controle, muitas vezes insuficientes, podem causar sérios problemas na produção ou escolha da cor de um produto. Sendo assim, criou-se um instrumento que permite a expressão precisa das cores e a sua comparação: o colorímetro. Houve necessidade de se controlar ou formular a cor com precisão. Quando uma cor é classificada, ela é expressa em termos de tom, brilho e saturação. Ao se criar escalas para esses três factores, é possível medir a cor numericamente. Os colorímetros usam sensores que simulam o modo como o olho humano vê a cor e quantificam diferenças de cor entre um padrão e uma amostra. Utilizam para isso sempre a mesma fonte luz e método de iluminação, para que as condições de medida nunca mudem, não sendo relevante se a medição é feita sob luz nocturna ou diurna ou em ambiente aberto ou fechado. Espero tenha sido útil esta informação. Até à próxima.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Até que ponto a cor é importante?


Boa dia a todos. Hoje vou falar um pouco sobre a importância da cor. A avaliação da cor constitui um factor importante para a manutenção da qualidade de produtos já fabricados e para o desenvolvimento de novos. Além disso, esse é um aspecto determinante na sua aceitação pelos consumidores. De tal forma determinante que podemos ser levados a adquirir um produto não só pela utilidade ou funcionalidade do mesmo mas pelo agrado visual que nos provoca. Este agrado para além do design e das formas passa pela cor ou cores que contem. Este aspecto está presente em tudo o que adquirimos. Veja-se o exemplo de no acto da compra de um carro a importância que depositamos na cor do mesmo. Tudo isto reforça a que tenhamos o máximo cuidado a escolher uma cor para um produto que queiramos divulgar. E também nos releva a importância da disciplina de teoria e óptica da cor na nossa profissão e no nosso futuro! Até à próxima.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Como funciona basicamente um espectrofotómetro?


A operação de um espectrofotómetro é basicamente a de iluminar a amostra com luz branca e calcular o montante de luz que é reflectido pela amostra em cada intervalo do comprimento de onda. Isto é feito passando a luz reflectida através de filtros de interferência ou de difracção que dividem a luz em intervalos separados de comprimentos de onda. O instrumento é calibrado usando-se uma cerâmica branca em que a reflexão em cada comprimento de onda é conhecida e comparada com uma superfície que permita uma perfeita difusão. A refletância de uma amostra é expressa entre 0 e 1 (como uma fracção) ou entre 0 e 100 (como uma percentagem). É importante compreender que os valores de reflexão obtidos são valores relativos e, para amostras não fluorescentes, são independentes da qualidade e quantidade de luz usada para iluminar a amostra.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Mais sobre o espaço CIE LAB


O espaço de cores CIE 1976 (L*a*b*) proporciona uma representação tridimensional relativa à percepção do estímulo de cores. Se dois pontos no espaço representando dois estímulos são coincidentes, então a diferença de cores entre os dois estímulos é zero. Conforme aumenta a distância entre os dois pontos no espaço podemos assumir que a diferença de cor percebida entre os estímulos representa aumentos correspondentes. Uma medida da diferença na cor entre dois estímulos é, portanto, a distância * entre os dois pontos nos espaço tridimensional.   

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Algumas revisões sobre a luz


Comprimento de onda é a distância de propagação de uma onda entre dois pontos sucessivos. Frequência por sua vez é o número de ondas que passam por um determinado ponto por unidade de tempo. Vem expresso em Hz (hertz). A luz emitida pelo Sol, chamada luz solar é também denominada de  luz branca, mas na realidade, a luz branca é uma mistura de diferentes cores que compôem a luz do espectro visível sendo que cada uma delas tem comprimentos de onda e frequência diferentes. Podemos ver as diferentes cores que compõem a luz branca,  ao fazer incidir um feixe de luz por um prisma. O prisma refracta os diversos comprimentos de onda, em diferentes quantidades e, dispersa-as no espectro visível. A cor com maior comprimento de onda é o vermelho, seguido do laranja, amarelo, verde, azul, e violeta, sendo esta última, a cor com menor comprimento de onda.Para compreendermos como vemos as cores, temos que nos lembrar que a luz branca é realmente uma mistura de cores. As cores que vemos dependem do tipo de luz que está a ser reflectida.Quando a luz incide num objecto, parte do espectro visível é absorvido por este sendo outra parte reflectida. As partes que são reflectidas combinam-se, formando as cores que os nossos olhos captam. Até à próxima. Espero tenham gostada desta revisão.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Os estímulos das cores


Se os nossos estímulos fornecem informação sobre a cor, é apenas porque aquilo a que chamamos cor reage com os mecanismos sensoriais que por sua vez estão realacionados com o nosso processo de aprendizagem no qual aprendemos a associar nomes às cores e também ao processo interno sensorial que nos estímula. Esta estimulação depende da percepção visual que temos. São essas qualidades sensoriais que permitem aos seres vivos detectar diferentes cores sobre diferentes ambientes de luz, sob condições de luz diferentes e em ambiente variados. Correspondem a um modelo simplificado do mundo que permite uma avaliação rápida de situações complexas. O nosso sistema sensorial permite-nos diferenciar  um conjunto muito vasto de cores com muitas diferenças de tonalidades que nós aprendemos a categorizar, associando determinados nomes a certas bandas de tonalidade. Até à próxima.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

A importância da escolha das cores

Combinação de cores. Os artistas, designers e arquitectos usam as cores para causar sensações na percepção humana. As cores podem ser combinadas tendo em vista gerar efeitos visuais com determinada conotação, evocar estados de espirito, despertar emoções. Por exemplo, pode se conseguir, com correcta combinação, um ambiente mais calmo, uma pintura mais suave, pode-se fazer uso de percentagens de cores proporcionais e relacionadas. Culturas distintas podem ter diferentes perspectivas dando significados diferentes para determinadas cores. A cor vermelha por exemplo foi utilizada no império romano, pelos nazistas e comunistas.  É também a cor predominante utilizada em redes de alimentação fast food. O vermelho é a cor do sangue e naturalmente provoca uma reacção de atenção nas pessoas.Outras cores possuem significados difererentes em culturas diferentes, como por exemplo o luto. Posso dizer que a escolha das cores  é uma das mais importantes decisões que podemos tomar.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Gerir a cor no Photoshop


Sendo um assunto muito complexo deixo um "lamiré" sobre um exemplo de configuração deste quadro.
Assim, no menu/edit/color settings  selecionamos um espaço de cor RGB.
O espaço de trabalho RGB ideal é aquele que abrange a maioria das cores reproduzíveis pelo monitor e pela impressora. Nalguns casos, o ADOBE RGB (1998) pode ser uma boa escolha, no entanto não se esqueçam de que em última análise temos sempre de ter em conta a finalidade do nosso trabalho, assim como outros factores como o suporte no caso de impressão etc. Estes factores determinam o espaço de cor que escolhemos. Também o hardware condiciona este factor. Por exemplo para material destinado à web o ideal será o SRGB, que é o principal espaço também da maior parte das máquinas fotográficas digitais.
No " Color Management Policies", escolham  “Preserve Embedded Profiles".
Depois, activem todas as caixas de diálogo "Profile Mismatches" e "Missing Profiles". Desta forma, asseguram que as cores das imagens abertas serão as correctas, evitando conversões desnecessárias.
Não alterem a predefinição de "Conversion options". Podem utilizar a definição "Perceptual" ou "Relative Colometric Render Intent" para imprimir fotografias. A opcção "Balck Point Compensation", ou Compensação de Ponto Preto, garante que as sombras não ficam esbatidas ou desbotadas após uma conversão do espaço de cor. A opção "Dither" garante que as gradações de cor são correctas.
Muito há a dizer sobre este assunto e dava um Blog só a ele dedicado mas ficam aqui algumas bases. Até amanhã.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Impressoras são dispositivos RGB?


As impressoras de jacto de tinta são dispositivos RGB! Surpreendido? Bem, confesso que já à um tempo que me debruço sobre isto, pois durante anos andei a apensar que as impressoras nada tinham a ver com RGB, mas sim com CMYK. O que na realidade se passa é que em geral, as impressoras de jacto de tinta são dispositivos RGB. Mesmo que utilizem cyan, magenta, amarelo e preto na impressão. Assim, ao enviar ficheiros de imagem que estejam num espaço de cor RGB para o controlador de impressão da impressora, o controlador de impressão aplica as suas definições, converte os dados RGB da imagem em valores CMYK e calcula a quantidade de tinta de cada cor (podem chegar a ser 8 cores) que é necessária para reproduzir cada valor CMYK. O controlador leva também em conta o tipo de suporte de impressão que está a ser utilizado. Regra geral, a superfície do papel fotográfico  pode receber mais tinta do que a do papel normal antes de a tinta debotar. Talvez volte a este assunto com mais detalhe futuramente.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

O preto e o branco


O preto e o branco são " tons " muito expressivos na nossa relação com as cores, mas será que podemos afirmar que branco, o preto ou até mesmo o cinza são cores? Apesar de serem necessários para compor toda a gama de cores, o preto, o branco e o cinza não são considerados cores, propriamente. O branco representa a capacidade de reflectir todas as cores, ao passo que o preto absorve todas. Já o cinza reflecte-as parcialmente. Por essa razão, são chamadas cores neutras, mas, na verdade, representam valores tonais. Quando por exemplo em RGB, os três valores cromáticos são identicos para os três componentes teremos como resultado uma cor neutra. Se o valor tiver no máximo, 3 x 255 teremos o branco puro, se pelo contrário o valor for 0 nos 3 valores teremos o preto.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Tom, Saturação e brilho


A cor chega a nós através de ondas com um certo comprimento. Esse comprimento determinará a cor que percebemos. Mas que características podemos mencionar ao falar de cor? Bem podemos começar pelo tom ou matiz. O tom representa nada mais nada menos que a cor em si! Dizer pois que a cor é "x" equivale a dizer que o tom é também "x". O termo saturação refere-se  à intensidade da cor. Estritamente relacionada com o grau de pureza da cor e vivacidade ou palidez. Quanto mais saturada uma cor, mais intensa é parecendo muito "viva" como costumamos designar. Também pode ser definida pela quantidade de cinza que contém. Quanto mais cinza ou mais neutra for, menos brilhante ou menos "saturada" será. Brilho, é um termo que se usa para descrever que tão claro ou escuro parece uma cor, e se refere à quantidade de luz percebida. O brilho pode ser definido como a quantidade de "negro" de uma cor, ou seja, representa o claro ou escuro que é uma cor relativamente à sua cor padrão.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Curiosidades sobre a cor Mangenta



O nome deriva de uma região de Italia, palco em 1859 de uma violenta batalha. A cor mangenta representa a neve misturada com o sangue dos combatentes sob o reflexo do sol.O magenta é uma cor pigmento primária e uma cor luz secundária, resultado da mistura das luzes azul e verde no espaço de cor RGB. A sua cor complementar é o verde. Ao contrário de outras cores, esta cor não está numa única faixa de ondas no espectro. A luz magenta tem ondas tanto de vermelho quanto de azul na mesma quantidade. A também é chamada de Fúchsia ou Fúcsia, devido à planta com o mesmo nome. A cor é por vezes erradamente chamada de rosa ou vermelho.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

O contraste


A harmonia entre cores ou a harmonia cromática acontece quando da combinação entre cores, estas possuem uma parte básica da cor comum a todas. Pode ser uma combinação contrastante: azul, roxo, amarelo, verde, também todos na mesma tonalidade ou com tons diferentes entre as próprias cores (um amarelo forte ou suave, por exemplo). Consideramos portanto contrastante a combinação de cores totalmente diversas entre si.
Conhecer as formas de contraste entre as cores, que podem conduzir a uma expressão cromática harmônica, é uma forma de aumentar a capacidade produtiva. É fácil constatar que o uso de tons da mesma gama, embora produzindo uma harmonia fácil e tranquila, normalmente não satisfaz completamente. O uso de cores contrastantes, quando bem utilizado, pode produzir um conjunto harmônico interessante com a vantagem de intensificar o interesse e puxar pela vivacidade da imagem. Os contrastes também são conseguidos através do brilho ou da pureza de um determinado tom.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Histogramas final


Bom ano para todos! Espero que tenham começado bem este novo ano de 2011. Para preimeiro post do ano, resolvi concluir um assunto que se anda a arrastar de posts anteriores: os histogramas. Deixo-vos um exemplo de 3 imagens cada uma das quais com diferentes valores tonais e consequentemente diferentes re+presentações no histograma. A foto da direita está declaradamente sobre-exposta com grande perca de informação cromática na zona do céu como é facilmente perceptivel. A foto do meio está bem balanceada e a foto da esquerda é dada como sub exposta no exemplo. Como referi anteriormente na minha opinião a foto da esquerda poderá ou não estar sub exposta. Se a decisão for propositada no acto da captação e se o fotografo decidir que é assim que quer a imagem deve-se ignorar o histograma ou não vamos conseguir o que pretendemos! Até à próxima.